pixel12digital.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As ilusões dos “Falsos Gurus do Marketing Digital”

As-ilusoes-dos-Falsos-Gurus-do-Marketing-Digita

Eu realmente acredito que seja possível alcançar o sucesso, e falo isto referindo-me a todas as áreas da vida, incluindo negócios, carreira, educação, família e outras mais. Sim, na minha opinião o sucesso é “realizável”.

No entanto, é importante destacar que, embora o sucesso seja alcançável, raramente é tão simples quanto muitos podem desejar ou esperar.

Quando pensamos nos “gurus do marketing dos dias atuais”, dá até para fazer uma analogia com o famoso golpe do bilhete premiado. Neste golpe, onde a vítima é iludida pela afirmação do golpista que promete a ela entregar um prêmio milionário.

Você provavelmente sabe do que estou falando; sabe aquele curso que é vendido online e traz consigo a promessa de revelar os mais profundos segredos do marketing digital, ou ensinar as 10 etapas infalíveis para vender qualquer produto na internet? Melhor ainda, como investir um valor irrisório em mídias pagas, impulsionando publicações e alcançando os mais elevados ganhos.

A verdade é que o mundo digital é como um oceano virtual, onde muitos embarcam em busca de tesouros ocultos. Promessas de ganhos fáceis. Basta digitar a palavra “marketing digital” e a mágica acontece. Centenas de vídeos oferecendo a chave para uma vida de riqueza instantânea, tudo a um clique de distância. O segredo do sucesso rápido.

De forma alguma quero desmerecer ou desencorajar a busca de conhecimento no ambiente digital. Já adquiri muitos cursos relevantes, mas também já adquiri muitas “ilusões”, mas o importante é o aprendizado. Se não foi o do conhecimento consistente, pelo menos a quebra da falsa crença de que as coisas acontecem no marketing digital como “um toque de mágica”.

Gente, o verdadeiro tesouro que buscamos não está escondido em cursos brilhantes ou promessas vazias, mas sim na habilidade de adquirir conhecimento genuíno. Estou falando de solidez, alicerces sólidos.

As coisas acontecem à medida que nós crescemos. Todos estamos em processo constante de aprendizado. Mas vamos resumir a questão; os resultados no marketing digital vêm de estratégias. E não estou falando de uma ciência exata que pode ser replicada, ou que exista uma fórmula equacionária para ser aplicada cujos resultados serão reproduzidos de igual maneira.

E você que vive isto que estou falando no seu dia a dia sabe muito bem a quantidade de estratégias, muitas vezes que seguimos e aplicamos para termos determinados resultados, porém as coisas acontecem de outra maneira, tomam outros rumos.

Vamos tomar como exemplo os anúncios no Google Ads. Se você não está familiarizado, provavelmente vai se assustar com a quantidade de termos que vou listar, mas os termos não são o foco e sim a quantidade de variáveis que fazem com que uma campanha seja bem-sucedida. Palavras-chave, orçamento, lance, índice de qualidade, segmentação, horários e dias da semana, rede de anúncios, formato de anúncio, histórico de desempenho, concorrência, relevância do anúncio, extensões de anúncio, segmentação por palavra-chave negativa, e nem vou entrar no mérito da página de destino. Todos essas variáveis impactam diretamente os resultados finais.

E só estamos falando de Google Ads, existem muitas outras formas de promover um produto ou serviço. Redes sociais, seja no orgânico ou nos anúncios impulsionados, marketing de conteúdo por meio de blogs, vídeo marketing, podcasts, e-mail marketing, publicidade de afiliados, remarketing, entre outros.

Perceba como é gigantesco este oceano do marketing digital.

Qual a conclusão que podemos chegar? Acredito que o sucesso é possível, mas não é simples e fácil como muitos “gurus do marketing digital” pregam.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso Ajudar?